Uma Ferramenta de Estudo

Em homenagem a minha nova rotina de estudos, quero apresentar para vocês uma ferramenta que vem me ajudando desde o início da minha preparação.

images-1

Quem estuda para concurso sabe que toda ajuda é bem vinda, seja de quem já foi aprovado no concurso que a gente tem como alvo, seja cursinho fazendo descontinhos camaradas para seus módulos ou formas de estudar.

No começo não tem como não ficar perdido, especialmente quando o concurso é para a diplomacia, que tem até nome pomposo: Concurso para Admissão para Carreira Diplomática, vulgo CACD! E qual a razão disso?

Porque esse concurso é um dos mais difíceis do país, senão O mais difícil. Além disso não existem muitos cursinhos especializados para ele, a maioria é online. Não menosprezando os cursinhos online, já assisti as aulas de um e sempre acompanho os blog dele (é o Sapientia, eles têm um blog que postam notícias e tal), mas isso não é tudo.

As aulas são muito importantes, mas é na hora do estudo, das leituras, da atualização de notícias que tudo se complica. Pensando nessa dificuldade de compilar notícias, especialmente porque faz com que o candidato perca valiosas horas de estudo, surge o Clipping CACD.

capture-decran-2017-02-14-a-00-00-56
Essa é a primeira imagem quando se acessa a plataforma do Clipping CACD, é chamado de mural, mas funciona como um chat.

A palavra “Clipping” significa seleção de notícias, mas a ferramenta “Clipping CACD” vai muito além disso. No começo era basicamente uma plataforma que selecionava as notícias importantes para o concurso e promovia a interação entre os membros, tipo um chat. Atualmente ele ainda faz isso, mas está mais sofisticada.

As notícias compiladas provêm de jornais que grande circulação no país e no mundo, como “New York Times”, “El País”, “Le Monde”, “O Estadão”, “Correio Brasiliense”, etc. É possível fazer marcação ao longo do texto e salvar como fichamento, assim você vai formando um caderno virtual para aquele determinado assunto, o que ajuda na hora de revisar.As notícias são diárias, eles liberam por volta das 7h da manhã, mas você tem à disposição na hora que você quiser.

Em algumas notícias mais relevantes há a participação de professores renomados (escolhidos de acordo com o tema da notícia) para contextualizar aquela notícia dentro do que pode cair na prova, ou anexam vídeo com entrevistas e ponderações sobre ela.

Entre essas notícias eles colocam “Notas Oficiais” do Itamaraty, que, sem dúvida alguma, é a fonte mais importante de atualização para o candidato. Além disso dedicam um espaço para os discursos oficiais do Ministro das Relações Exteriores, do Presidente da República ou outra autoridade no assunto.

Não é necessário ler todas as notícias inteiras, às vezes só parte dela que vai interessar mesmo, mas as ter às disposição é essencial. Ter acesso a algumas dessas notícias sem essa ferramenta é muito difícil, exige assinatura, mesmo na versão online. É muito melhor você pagar uma ferramenta que te dá notícias que que você teria que pagar dois ou três assinaturas diferentes.

Em outro setor deixa sempre atualizado dados do Comércio Exterior. São dados muito chatinhos de entender, mas que são essenciais para o estudo de Geopolítica (é basicamente quem exporta o que, para onde e qual a quantidade). Quem libera esses dados é o próprio Ministério de Indústria, Comércio Exterior e Serviços, mas de forma muito seca, quem nunca teve contato com isso fica perdido, o Clipping CACD “traduz” tudo aquilo.

Algo muito importante para o estudo de Direito Internacional e Política Internacional são os tratados internacionais. É preciso saber, pelo menos, que alguns existem, já outros, devido a sua importância, são cobrados em minúcias. Onde é que podemos encontrar essas minúcias? Em seus documentos oficiais.

Existem fontes, sites dos próprios órgãos internacionais que formularam os tratados, que fornecem online e gratuitamente tais documentos. O problema é que eles estão espalhados pela internet, não é difícil de encontrar, mas demanda um pouco de tempo.O site do Itamaraty tem alguns desses documentos, mas o Clipping CACD une todos em um só setor da plataforma, atualizando sempre que preciso!

Do ano passado para cá o Clipping CACD vem se modernizando ainda mais, aumentando a sua importância no dia a dia de estudos. Primeiro forneceram o edital esquematizado do CACD (hoje também do ABIN, que é concurso para a inteligência).

Vocês já leram um edital de concurso público? Tem muitas informações em um letra minúscula! A importância da esquematização do edital é priorizar o que importa para o dia a dia: o conteúdo. Em outras palavras, mostra, disciplina por disciplina, o que vai cair, e você vai marcando o que você já estudou, assim você sabe o quanto falta para zerar o edital.

Algo que tem me salvado nessa nova rotina de estudos é o setor “Bibliografia do CACD”. São guias de estudo de cada disciplina seguindo o edital esquematizado, explicando o objetivo de cada ponto do edital e fazendo recomendações de leitura. No ano passado já haviam liberado um guia em e-book de Política Internacional, mas colocaram na plataforma e ficou mais prático, sem comparação!

capture-decran-2017-02-14-a-00-01-18
Está aí um exemplo da “Bibliografia CACD”. Na imagem mostra a disciplina Direito Internacional, uma das minha preferidas. Aproveitando, mostra a “Bíblia Amarela” do CACD, o livro de P.H. Portela.

Já nesse ano houve duas inovações, a primeira foi o lançamento do Planner do Clipping CACD. É um quadro que você coloca o que vai estudar a cada dia, quantas horas você vai dedicar para cada matéria, o que você conseguiu revisar, se você conseguiu fazer algum exercício, quais livros você está lendo, quais o momentos de lazer e etc.

Eu não acreditava em planejamento de estudos, nunca tinha feito. Ano passado eu vi que precisava que organizar, meu canto de estudos estava uma bagunça (ainda está, mas melhorou muito) e eu não sabia como prosseguir. Comecei me organizando aos poucos e, só essa semana, eu arrumei meu planner.

Não menosprezem, parece besteira você dedicar um tempo fazendo um planner, mas no dia a dia ajuda mentalmente, porque você ver os resultados. Eu fico muito realizada quando termino de estudar e vejo que consegui fazer o que tinha planejado, marcar lá como feito, ajuda a você se manter estimulada a continuar, ou melhor, a evoluir nos estudos.

A outra novidade de 2017 do Clipping CACD foi o “Simulado da Semana”. Honestamente eu ainda não fiz um com seriedade, mas já fiz alguns exercícios de Língua Portuguesa que a “Bibliografia” fornece, que é no mesmo estilo, e gostei muito. É um Simulado virtual que, até onde eu entendi, pega questões relacionadas aos assuntos dos Clippings da semana.

Tem também um Blog Clipping CACD, por lá há a divulgação de notícias sobre o concurso em si e a carreira de diplomata. É por lá que eles falam de alguma polêmica, como foi o caso do diplomata no BBB, que falei no último post, por exemplo. O blog é gratuito, aproveite para conhecer melhor de todo o sistema.

Ah, além disso tudo, ainda tem a versão em aplicativo de celular, que é compatível tanto com o Android quanto com o iOS! Eu não tenho muita autoridade para falar do aplicativo porque meu celular é ruim, está travando muito e não consigo usar aplicativos com eficiência, mas acredito que seja muito bom.

Então, este é o Clipping CACD, super indico para quem está interessado no CACD!

Beijinhos e até a próxima.

Anúncios

2 comentários em “Uma Ferramenta de Estudo

Adicione o seu

  1. Eu não servia nunquinha para esse CACD!!! hehehe
    Essa ferramenta de editais esquematizados o Eduardo Gonçalves faz e vende, mas não de CACD… nunca tinha visto nada de CACD, para ser sincera. Continuo com a advocacia pública. E planejamento nos estudos, com certeza, faz TODA a diferença. Bons estudos, Nívia!!! E sucesso no próximo CACD 😉

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: