Diplomata sendo vigiado!!!

url

Demorou um pouco, mas cá estou eu falando de uma polêmica notícia (agora um realidade), a presença de um diplomata de carreira dentro do Big Brother Brasil. É inevitável uma notícia dessas não chamar atenção, especialmente para alguém que está estudando faz dois anos para se tornar um diplomata.

De primeiro eu tive um choque. Estava lá eu, largada no sofá, num período de “férias” que me dei, um comercial da Globo (sim, eu estava assistindo Vídeo Show, todos temos nossos “guilty pleasures”, eu tenho alguns kkk) e aparece a chamada de integrante lá, quando eu vejo a profissão fico bege.

Naquele dia eu não consegui entender (na verdade eu ainda estou tentando processar a ideia, mesmo já tendo assistido alguma coisa) a razão para alguém que há alguns anos estava quase como eu, ralando todos os dias para entender os “mistérios” de História do BR, História Mundial, Geografia, Economia, Português, Inglês e etc, para conseguir um cargo lindo e que paga bem, estava fazendo num programa de “lucro fácil” (mais fácil que estudar é né).

Pela primeira vez em anos eu me interessei de assistir notícia sobre o BBB. Logo quando começou e até 2011, mais ou menos, eu era viciada, tinha favoritos, torcei feito louca, ficava no site da Globo atualizando as notícias e tudo mais. Mas depois a gente ver o quão irritante pode ser assistir aquilo, mas pode ser bom para analisar o comportamento humano.

Enfim, fui procurar saber, em parte porque queria digerir aquilo, de outra parte porque eu estava começando a “inventar” argumentos sem conhecer direito da pessoa, o que é altamente injusto. Qual a fonte que encontrei? O Blog do Clipping CACD (guardem o nome desse blog, falei melhor dele em breve).

Não sei dizer se é a melhor fonte, mas para mim foi o essencial. O pessoal do Clipping CACD fez toda uma matéria sobre o participante e sobre a ideia de ter um diplomata em um Reality Show. Leiam lá depois de terminar de ler aqui!

Daí eu vi que Rômulo Neves, que agora é o diplomata mais famoso do Brasil, está de licença da carreira depois de já ter trabalhado em alguns muitos países, que é casado com uma oficial de chancelaria, que já teve pretenções de se tornar deputado no Distrito Federal (ele é natural de lá).

E aí comecei a pensar: alguns ex-BBB’s já tentaram ser políticos, inclusive uma das vozes mais ácidas da oposição atualmente é Jean Wyllys (acompanhei a edição dele todinha, mas torcia por Grazi e Pink mesmo kkk). As suposições já começam né. “Será que ele quer visibilidade para depois tentar nova candidatura?”.

Honestamente não sei, só sei que eu estava esperando um comportamento mais polêmico, até porque já na chamada ele declarou que odeia gente burra. Jurava que ele iria ficar se amostrando como o intelectual, o viajado, o sabe-tudo, mas tem me surpreendido, pelo pouco que assisti. Em meio de tanta gente fútil e sem assunto ele simplesmente se fica na dele, sem posições polêmicas e tal.

Mas ainda fica aquela: “Diplomata num deveria ser mais formal?”

Uma das coisas que a diplomacia atual tenta fazer é quebrar um pouco essa imagem, mesmo que inconscientemente. No cursinho que já tive oportunidade de assistir aulas, o Sapientia, alguns dos professores já são diplomatas e tentam mostrar que essa não é uma profissão para escolhidos, que qualquer um com dedicação aos estudos e foco no objetivo podem ser.

Ou seja 1: mesmo você não sendo naturalmente uma pessoa formal pode ser um diplomata, só precisa estudar, que é a parte mais difícil!

Ou seja 2: por trás do profissional tem um ser humano com vontades, manias, sonhos e objetivos que podem ou não ser o que a a imaginação comum coloca. Você pode ser um diplomata e ser famoso por outra coisa. Você pode ser diplomata e usar redes sociais. Você pode ser diplomata e ser bailarina e blogueira (ou eu serei a primeira, quem sabe, rezem por mim =D).

O que importa mesmo é, como qualquer outra profissão, não misturar o profissional com o pessoal. O BBB diplomata, por exemplo, não deve falar sobre assuntos internos da diplomacia, que é coisa de trabalho, dentro da casa (ao meu ver), assim como um advogado dos seus casos abertamente para qualquer pessoa.

A notícia que um diplomata estaria no BBB foi chocante porque a profissão é vista como algo inatingível para a maioria, por causa dessa imagem criada pela tradição e “pose”, mas se formos prestar atenção outros profissionais com uma imagem idealizada já estiveram ou estão no BBB.

Não precisa ir muito longe, nessa edição, além de um diplomata, tem um cirurgião plástico, dois advogados e uma bacharel em direito (que sonha em ser juíza). Afinal medicina e direito não são profissões que exigem, tanto quanto a diplomacia, uma certa discrição, uma certa “pose”?!

Ah, tinha uma bailarina clássica (formada pelo Royal Ballet… oh sonho) também, uma profissão que lida com o entretenimento, mas que também tem uma imagem elitizada pelo pensamento comum.

Mas estão (a bailarina já saiu) todos lá, expostos para o Brasil inteiro, não como profissionais, mas como pessoas, algumas vezes nem dá para notar no que trabalham (né por nada não, mas essa bacharel em direito, Mayara, é uma chata, peguei nojo já, perdoem os fãs dela).

Não prometo continuar acompanhando o BBB, estou voltando a ter rotina para estudar, afinal quero ser a primeira diplomata que também é bailarina e blogueira, então não posso me viciar nisso, mas se tiver qualquer reviravolta, qualquer polêmica que envolva meu futuro colega de profissão, estarei aqui para comentar!

Não esqueçam de conferir a matéria do Clipping CACD, tem umas curiosidades bem legais por lá, e nessa semana ainda, acho eu, falarei melhor o que é o Clipping CACD, não percam.

Beijinhos e até a próxima.

Deixe um comentário

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

Acima ↑

