“Nívia Colunista: Os Pequenos Grandes de Hollywood”

Mais uma vez eu atrasando um post… e dessa vez atrasei mais ainda, afinal já vai dar meia noite e agora que publiquei. Mas tem razão pra isso, meus finais de semana têm sido corrido, aquela velha tentativa de equilibrar a necessidade de estudar e o prazer de dançar, além do prazer de escrever.

Enfim, como eu atrasei mais e já é quase terça, esse textinho lindinho será em alusão à coluna da semana passada, mas falarei bem mais sobre o tema, porque era uma coisa que eu quero dividir com vocês e é a oportunidade perfeita.

5_kgnrwx

Para quem foi esperto o suficiente para já ir conferir a coluna quando eu divulguei lá no meu face (Nívia Xaxá) e no face do NoSet, já sabe que o tema foram os atores eternamente coadjuvantes. Dei quatro exemplo por lá, Jane Lynch, Luis Guzmán, Timothy Spall e Alisson Janney, porque essas quatro estrelas sempre conseguem se sobreporem aos protagonistas, mas quase nunca conseguem um personagem de maior destaque.

Por ser viciada em séries e filmes, conheço muito ator pela fisionomia, por isso mesmo não estranhem se me verem no cinema apontando para a tela e tentando me lembrar da onde eu conheço aquele ator ou aquela atriz. Depois disso acontecer muito comigo comecei a “catalogar” alguns rostos muito conhecidos, mas que sempre ficam “de fundo”.

Um personagem coadjuvante é tão importante para a história quanto o protagonista, é tanto que o Globo de Ouro, o Emmy e outras premiações também concedem estatuetas para esta categoria. Poucas vezes um roterista ou um escritor tem a intenção (acho eu) de fazer com aquele personagem seja mais interessante do que o protagonista, quando isto acontece o mérito é do ator, especialmente quando contracena com grandes nomes, aqueles baluartes da sétima arte sabe (falando bonito para chamar a atenção de vocês).

E é justamente isso que acontece que esses quatro que eu citei. Tanto Jane quanto Alisson são exemplos de mulheres “estranhas” para os padrões de beleza das mocinhas e das heroínas, então elas são conhecidas pelos seus papeis cômicos, que lhes deram personagens de mais visibilidade, mas também fizeram bonito quando tiveram que arrancar algumas lágrimas dos fãs. Luis e Timothy são os clássicos ajudantes, em quase todos os trabalhos eles estão sendo o braço direito do protagonista, são eles que aguentam as consequências ruins dos planos mal elaborados nos filmes de comédia, mas são eles também que dão os melhores conselhos nos filmes mais sérios.

Isso tudo para dizer que não menosprezem personagens menores, seja na tv, seja no cinema, no teatro, no musical ou no dia a dia, eles podem e irão te surpreender em algum momento. Eles têm o poder, sua atuação pode exaltar o protagonista, mostrar a importância deste, mas também pode o ofuscar completamente. Nem preciso lembrar que o Coringa de Heath Ledger era para ser um vilão odiado, mas acabou se tornando mais popular que o Batman.

Essa relação me inspira neste exato momento. Eu sempre gostei de trabalhar para o bem comum, na ordem (grupo de jovens) eu ensino as meninas como se portar nas reuniões, é um trabalho de bastidor, mas que eu amo. No ballet eu estou no palco, um pouco mais de tempo esse ano do que no ano passado, mas sou apenas uma “figurante sem fala”.

Na verdade não acredito que eu não tenha fala, porque linguagem corporal também manda recado, ou seja, eu atuo de alguma forma do espetáculo, seja nas horas de cena mesmo seja na coreografia, quando consigo entrar na harmonia da música e do conjunto. Rezo para que minha, relativamente, pouca participação enalteça o quão maravilhoso é o cenário geral. Não quero ofuscar nenhuma protagonista, de forma alguma, mas desejo um dia ser vista (e conseguir me enxergar) como uma!

E por hoje é só, consegui aí introduzir a mensagem que queria passar para vocês, espero que gostem, que estejam bem curiosos para irem lá na coluna do NoSet e que me acompanhem nas redes sociais (face – Nívia Xaxá; insta – @nivia_xaxa; twitter – @NiviaX02; snap – niviaxaxa).

Beijinhos e até a próxima!

Deixe um comentário

