Meu ufanismo

Ufanismo? O que seria isso? É aquele sentimento de orgulho exagerado, o que motiva a defesa daquilo por qualquer razão. Fiquei conhecendo esse conceito quando estudei a literatura brasileira, o romantismo mais especificamente, momento em que os autores enalteciam as belezas brasileiras.

Este termo é muito usado para referenciar o amor e orgulho por alguém por sua cidade ou estado (ou patriota, para o país). Nunca me vi como uma ufanista, até porque desde que me entendo por gente sonho em morar fora, “conhecer o mundo”, mas ultimamente tenho observado que sou uma ótima advogada da minha cidade, modéstia à parte. Não estou dizendo que a cidade é perfeita, está beeeeeem longe disso, mas tem muita coisa boa.

chiriboga-10

Sempre ouvi coisas como “nunca esqueça suas raízes” e afins, isso passou a ter mais apelo para mim quando eu comecei a conhecer aspectos históricos da minha cidade que me fazem ter orgulho, muito orgulho, das minhas raízes. Mossoró tem tantos fatos históricos que tem um dia que se celebra tudo isso com um cortejo cívico e cultural, é o 30 de setembro. Este evento é tão importante quanto o 07 de setembro.

O desfile cívico tem a participação de fanfarras, da tropa do exército, demais forças policiais e da maçonaria, incluindo aí, logicamente as Filhas de Jó. O cultural tem a participação de todos os grupos artísticos da cidade, apresentando a história do jeito mais poético possível. Eu já desfilei tanto no cultural, quando fazia parte do Diocecena, e no cívico, como Filha de Jó, desde o momento que percebi a importância daquilo tento me fazer presente no evento.

12049521_10156186862520455_4624049838484096479_n
Essa sou eu no final do desfile do ano passado, toda besta porque estava usando meu robe lindo!

E quais são estes feitos que fazem ter tanto orgulho?

Primeiramente tem o que faz com que o 30 de setembro seja celebrado, que é a abolição dos escravos 05 anos antes da Lei Áurea. A ideia da abolição já vinha desde o ano de 1848, o que teve mais motivação com o passar o tempo. Não foi um ato de tanto benevolência, na verdade a quantidade de escravos dentro do estado era muito menor do que em qualquer outro estado do país, então a prática da escravidão não já não era muito utilizada, não havia muita razão para sustenta-la. Em 30 de setembro de 1883 ocorreu a abolição.

quebrando_as_correntes-copy__0

Outros dois fatos são a gênese do orgulho feminino do Rio Grande do Norte, foi o primeiro voto feminino do Brasil e o chamado “Motim das Mulheres”. Sabe-se que o voto feminino foi legalizado na constituição de 1891, mas na época as mulheres ainda eram submissas aos homens (marido, pai, irmão), então só votariam se eles deixassem, o que não aconteceu. Mas em 1928 uma mossoroense corajosa adquiriu o primeiro título de eleitora e exerceu seus direitos eleitorais, ela foi Celina Guimarães Viana, que era professora e, pasmem, árbitra de futbol!

00_24_de_fevereiro_voto_feminino_2b
Celina na urna, depositando seu voto!

O “Motim das Mulheres” aconteceu em 30 de agosto de 1875. Lembra de algum fato nacional desta época? Guerra do Paraguai, não é? Então, por causa da guerra, o governo federal tornou obrigatório o alistamento militar de todos os homens livres do país. As mulheres mossoroenses não deixaram que seus maridos fosses alistados, invadiram repartições públicas com o objetivo de rasgar os documentos. A líder do movimento foi Ana Floriano e o principal palco foi a sede do jornal “O Mossoroense”, que existe até hoje.

mn2022

É bom lembrar que o estado e a cidade ainda tem uma relação muito interessante com as mulheres. Por muitos anos tanto um quanto o outro foram governados por mulheres (deixemos os méritos ou falta deste à parte, ok?), além de ter muita participação feminina na política. Apesar disso há muito o que se fazer para combater o machismo por aqui.

Por fim, uma das provas da valentia do povo dessa cidade, a resistência ao bando de Lampião. Isso é tão celebrado que tem uma praça em homenagem, tanto para os resistentes quanto para os cangaceiros, além de um espetáculo dedicado ao fato, apresentado todos os finais de semana do mês de junho, como uma das atrações das festas juninas, é o “Chuva de Bala no país de Mossoró”.

28949688
Memorial da Resistência, praça que homenageia tanto resistente quanto cangaceiros!

Resumindo muito essa história, Lampião e seu bando resolveram invadir Mossoró sem nenhuma causa aparente e apesar do fato do cangaceiro ser devoto de Santa Luzia, padroeira na cidade. O prefeito da época reuniu o maior número de combatentes, ou resistentes, como ficaram conhecidos, e enfrentou o bando. Os residentes não só expulsaram Lampião como mataram seu braço direito, Jararaca, enterrado por aqui mesmo (e idolatrado por alguns). Isto ocorreu em 12 de junho de 1927, véspera do dia de Santo Antônio, por isso o espetáculo está dentro dos festejos juninos.

chuva_de_bala_no_pais_de_mossoro-1
Uma cena do “Chuva de Bala”, que é entre o prefeito Rodolfo Fernandes e o Capitão Lampião.

Além disso tudo a cidade é um celeiro cultural, apesar da falta de apoio estatal, muitos talentos têm saído desta terra, desde atores de teatro, bailarinos de vários estilos até dubladores (tá bom, o que eu conheço não é natural daqui, mas fez nome por aqui, por isso o considero daqui).

teatro-mossoro3
Esse é o teatro Dix-Huit Rosado. Ele é lindo por dentro e por fora, mas essa sempre será a minha vista preferida (a do palco).

Enfim, tudo isso justifica minha defesa a esta cidade, que é muito quente e tem muito a evoluir ainda, mas tem muita coisa boa a oferecer. Não sou Thaynara OG, mas faço propaganda da minha cidade sim =P.

mossoro-vista-ll-290909-19-2-310x165
Só uma foto extra, pra dá mais vontade em vocês!

Beijinhos, desculpa o atraso da postagem e até a próxima!

Deixe um comentário

